O que você precisa saber antes de abrir a própria empresa?
- Por INBOUND FORCE
- •
- 27 mar., 2019
- •
Abrir uma empresa e colocar sua marca no mercado pode ser a grande decisão da sua vida. Neste post revelamos as grandes verdades que você tem que saber antes de dar esse passo!

Você sabe realmente por onde começar para abrir uma empresa? Seu planejamento inicial pode ser decisivo para o sucesso. Então acompanhe com a gente as questões que devem ser seu foco neste momento!
Desapegue da sua ideia inicial
Sabemos que os planos de abrir uma empresa envolvem sonhos e desejos pessoais. Mas nem sempre aquela ideia que você teve no início ou mesmo há anos atrás, vai funcionar hoje no mercado.
É claro que é importante trabalhar com o que gosta, mas não seja resistente. Uma das principais características de um empreendedor de sucesso é ser uma pessoa aberta para as mudanças. Pense, repense, saiba ouvir quem tem experiência e pesquise muito sobre os possíveis cenários futuros para seu mercado. Você pode começar com as seguintes perguntas:
- Daqui dez anos, meu negócio ainda será extremamente útil ao público?
- Como anda o cenário para meus concorrentes?
- Qual será meu diferencial diante da concorrência?
- Quais são os riscos do meu mercado (em curto, médio e longo prazo)?
- Estou me realizando ao executar essa ideia?
Converse com quem pode ser seu público e com especialistas do seu segmento. Várias cabeças pensam melhor do que uma! Neste processo você pode descobrir que sua ideia é boa, ruim ou pode ser melhorada. Amadureça sua ideia antes de partir para a execução.
A burocracia para abrir uma empresa
Não vamos florear as coisas e dizer que será fácil. Na verdade, a burocracia para abrir uma empresa não é o maior entrave. Você verá que vai precisar de todo um aparato para manter sua empresa funcionando. São licenças, registros, vistorias e a depender do negócio, há regulamentações especiais.
É importante estar sempre cercado de bons profissionais para cuidar das áreas que você não domina. Busque apoio e conhecimento antes de abrir uma empresa.
Certifique-se de que sua orientação jurídica é confiável. Preze por profissionais com experiência no mercado e tenha tudo documentado.
Qual seu modelo de negócios?
Atenção neste conselho! Nunca se deve abrir uma empresa sem antes ter um modelo de negócios consolidado. Se você quer ser um empreendedor de sucesso, talvez essa seja a etapa mais importante para sua empresa. É a hora de colocar no papel tudo que foi definido a partir da sua ideia.
Para criar um modelo de negócios você precisa definir seus objetivos, ser estratégico com seus investimentos iniciais, analisar sua concorrência e o mercado. Tenha claro tudo que sua empresa pode oferecer e como ela será estruturalmente.
Não basta ter várias ideias e se inspirar em casos de sucesso. Seu negócio precisa de uma base forte para crescer. Muito do que você vai aprender sobre administrar uma empresa será na prática. As tarefas do dia a dia ensinam, mas para driblar crises e se destacar você precisa de uma base sólida para sua marca.
Pense nisso, como vou criar um modelo de negócios de sucesso?
Finanças: Quanto custa abrir minha empresa?
A maior preocupação de muitas pessoas antes de abrir uma empresa é relacionada ao dinheiro. A questão é que talvez a pergunta mais relevante não seja quanto você tem para investir, mas sim como você vai investir! Tudo pode ser negociável.
Nessa hora é preciso ser inteligente, flexível e, novamente, estar bem orientado por pessoas experientes e de confiança. Tenha as parcerias certas!
O início de um empreendimento nunca é fácil. Mesmo se você tiver dinheiro para um grande investimento inicial, é preciso fazê-lo com cautela. Como você decide investir impacta diretamente no seu primeiro ano como empreendedor.
Analise com calma o que é fundamental para colocar sua empresa para funcionar. A palavra chave nesse momento é otimização. Otimize tempo, dinheiro e busque uma logística prática para as coisas.
É muito importante que você consiga calcular com segurança em quanto tempo você terá um retorno de investimento. Não tome decisões baseado em projeções ou achismos. Invista com segurança e trabalhe duro para crescer!
E aí, gostou do post? Aprendeu algo novo sobre a etapa de planejamento antes de abrir uma empresa? Deixe seu comentário.
Ficou curioso para conhecer o modelo de negócios das Franquias FTB? Entre em contato conosco!
Você também pode gostar de: https://bit.ly/2CB2cIv